Quando você está racionalmente desapegado, você mantém o controle, não levando comentários ou ações negativas para o lado pessoal. Sem esta habilidade fundamental, os membros da equipe podem reagir instintivamente ou defensivamente, o que apenas agravará a situação. Equipado com essa habilidade, você será mais capaz de neutralizar comportamentos desafiadores e encorajar comportamentos positivos.
Esteja atento. Quando as pessoas se sentem ignoradas, marginalizadas ou não cuidadas, muitas vezes elas agem de forma inadequada. Uma forma eficaz de combater a ansiedade de uma pessoa é validar seus sentimentos. Preste atenção no que ela diz. Dê a ela bastante espaço pessoal. Mostre a ela, por meio de suas expressões faciais e linguagem corporal, que você está ouvindo, e você poderá tirar os motivos dela para estar chateada – e dar-lhe um motivo para recuperar o controle.
Use o diálogo interno positivo. Lembre-se de que, quando você é alvo de uma explosão ou de uma situação negativa, raramente é a causa do comportamento. E assim como pensar “Não consigo lidar com isso” pode fazer com que você reaja de uma maneira, dizer a si mesmo: “Eu sei o que fazer” causará uma resposta mais produtiva.